O OpenLiteSpeed (OLS) é a versão gratuita e poderosa do servidor web LiteSpeed Enterprise. O ponto negativo do OLS é que ele não é 100% compatível com as regras de .htaccess do Apache.

Então, como bloquear bots por user-agent no OpenLiteSpeed?

No Apache e na versão paga do LiteSpeed podemos usar a diretiva “if” para testar o user-agent, bloquear e/ou redirecionar para outra página. Adicionamos esse bloco no .htaccess:

<If "%{HTTP_USER_AGENT} =~ /MJ12bot/i">
order deny,allow
deny from all
Satisfy All
ErrorDocument 403 http://bot.com/
</If>

Esse teste busca pelo user-agent que contém o termo “MJ12bot” em qualquer lugar do nome, sem diferenciar maiúscula e minúscula, nega o acesso com um erro 403 e redireciona para outra página.

Quando usamos o OpenLiteSpeed não temos acesso à diretiva “if”, então usamos uma regra de rewrite para filtrar o user-agent e bloquear o acesso, também no .htaccess:

RewriteCond %{HTTP_USER_AGENT} ^MJ12bot [NC,OR]
RewriteRule .*  - [F]

Nesse exemplo, a regra busca por user-agents que começam com o termo “MJ12bot” no nome, pois usamos o identificador de início de linha “^”. A flag [F] na segunda linha nega o acesso com um erro 403 (Forbidden).

Não esqueça de reiniciar o OLS depois de aplicar a regra no .htaccess


O OLS oferece um aumento significativo no desempenho em comparação com o Apache. Ele economiza recursos sem comprometer a segurança ou o código original da aplicação e não requer tantas adaptações quanto o Nginx.

Ao contrário do LiteSpeed Enterprise pago, o OLS não possui limitações de licença quanto à quantidade de memória ou CPU utilizada. Você pode aproveitar 100% dos recursos do servidor sem custos adicionais. Isso o torna uma opção acessível e eficaz para melhorar o desempenho das suas aplicações.